Não abusem do vício...  

Axcrypt

Problema:
Já vi na Internet várias referências a um programa chamada Axcrypt mas ainda não percebi o que faz.

Solução:
O download do Axcrypot pode ser feito em:
http://axcrypt.axantum.com
Depois de instalado, é possivel encriptar qualquer ficheiro! Basta carregar com o Botão Direito do Rato num ficheiro, escolher:
AxCrypt > Encript
E introduzir uma password. O ficheiro ficará no formato .axx e a única maneira de aceder ao seu conteúdo é escrevendo a sua password.
Este programa contém ainda uma ferramenta de eliminação segura. Quando os ficheiros são apagados (mesmo permanentemente da Reciclagem), é possível recuperá-los. Ao usar a opção "Shred And Delete", podemos ter a certeza que o ficheiro que eliminámos nunca mais verá a luz do dia.

Hardware

[por Valter Simões]

Há montes de pessoas que quando ouvem falar em componentes de PC ficam à pesca, portanto aqui vai uma descrição da função de cada um:

Motherboard: É a placa “mãe”, que serve de suporte aos outros componentes
Processador: É aqui que toda a informação passa e é organizada. Mede-se por GHz (GigaHertz) e quantos mais tiver, mais depressa processa a informação
Memoria RAM: Pré-organiza a informação que vai para o processador (mede-se em Gb (GigaBytes)
Placa Gráfica: Processa os gráficos (aspecto) que são encaminhados para o processador. Os jogos necessitam de uma para serem jogados com gráficos bons. As placas gráficas usam o DX (DirectX) para serem reconhecidas e existem incompatibilidades. Nos dias de hoje, já existe o DX10, que foi feito para o Vista, e é o melhor DX10 de todos, permitindo uns gráficos soberbos, em relação aos outros DX. No entanto, como é um DX novo, só as placas novas o suportam. Da NVidia GeForce, só as da série 8000 (8500 GT, 8800 XFX, etc) é que o suportam. Quem quiser jogar um jogo usando o DX10 mas não tiver um placa que o suporte, não joga.
Disco Rígido: Armazena os dados existentes no PC
Drives: Existem montes de tipos de drives. O Leitor de CD's, que só lê CD's. O Gravador de CD's, que lê e grava CD's. O Leitor de DVD's, que lê CD's e DVD's (há alguns que gravam CD's). O Gravador de DVD's, que lê e grava CD's e DVD's. Também existem drives Blu-Ray e HD-TV(tipos de gravação de DVD que permitem melhor qualidade video)

Placa de Som: Recebe o som do microfone e envia som para as colunas
Fonte de Energia: Distribui a electricidade pelo computador inteiro. Quano há falta de luz e a luz volta com o PC ainda ligado à electricidade, este componente pode ficar queimado e arder.

Drivers: Isto é software que permite o reconhecimento dos vários componentes. As placas gráficas precisam e as PEN's e discos rigidos externos também

Restauro do Sistema

Problema:
O meu PC teve um erro e agora está todo lixado. Existe alguma maneira de o arranjar, sem ser formatando, de modo a poder ficar com os dados que lá tinha?
Solução:
É possivel, mas este método pode nem sempre funcionar.
Os computadores armazenam os seus dados nos discos rigidos. Esses dados estão em código binário. O código binário é um conjunto de 0's e 1's que, conbinados entre si, fazem os dados que nós vemos. Ou seja, imaginem que um disco rigido é como moedas, umas com Caras e outras com Coroas. Há alguns anos, a Microsoft pensou que se conseguisse fazer um registo do código binário de todo o computador, então podia "virar as moedas" de modo a que fizesse o computador recuar no tempo (é por causa disto que se pode restaurar um ficheiro que foi eliminado da Reciclagem). Assim, criou o Restauro do Sistema.
Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Restauro do Sistema
Aqui, podem criar pontos de restauro que são registos do código binário do computador na altura em que os fazemos. Dá jeito fazê-los várias vezes por mês, de modo a termos várias escolhas até onde queremos Restaurar o sistema. Quando instalamos programas, o computador cria automaticamente um Ponto de Restauro (dependendo do programa).
Depois, quando o computador estiver com algum problema, basta ir ao mesmo sitio e escolher "Restaurar o computador para um altura anterior". Depois, escolhemos o Ponto de Restauro que quisermos e esperamos que o computador "vire as moedas".

GameCloner

Visita este blog, do criador de Dicas Com PC's: http://gamecloner.blogspot.com/